Sem categoria

As posições dos pés e das mãos no Ballet

Olá amores!!!

Vocês se lembram das primeiras aulas de ballet que vocês fizeram? Uma das primeiras coisas que aprendemos nas aulas de ballet são as posição dos pés e dos braços. Isso mostra o quão importantes eles são e a importância de fazê-las bem feitas.

ballet_607_ok

Então amores, tudo que for fazer daqui para frente preste atenção nos braços e pés. E claro, atentem-se as explicações das posições que vamos dar aqui.

Pés

Definidas pelo francês Pierre Beauchamps, elas descrevem o começo ou o fim obrigatório de todos os passos, além de estarem intermediando as demais marcações. As posições dos pés são cinco:

primeira posição pés ballet - Cópia

1ª posição: Os pés devem estar en dehors (abertos) , calcanhares se encontrando (se você for iniciante, e não consegue juntar os calcanhares, pode afastá-los um pouco); a cava do pé deve estar para cima (borda externa do pé toda no chão).

segunda posição pés ballet

2ª posição: os pés devem ficar mais distanciados e en dehors, calcanhares afastados um do outro; a cava do pé continua para cima e a base do pé firme ao chão.

terceira posição pés ballet

3ª posição: é menos utilizada que as outras, e menos conhecida também. Consiste em pés en dehors, calcanhar da perna de base “colado” atrás do calcanhar calcanhar da perna à frente.

quarta posição pés ballet

4ª posição: se assemelha à terceira, mas os pés encontram-se afastados, um mais à frente do outro. Os calcanhares tem que se encontrar em linha (como na foto), ou então, se você já consegue, a ponta do pé da perna de base faz linha com o calcanhar da perna à frente e vice-versa. A preocupação na quarta posição é para que o pé não fique “torto”, então deve-se mantê-lo bem aberto (isso se deve à colocação da coxa bem en dehors), seguindo o princípio da cava do pé das outras posições.

quinta posição pés ballet - Cópia

5ª posição: uma das posições mais difíceis juntamente com a quarta, pois deve-se manter os pés o mais aberto possível, e as coxas às vezes impedem isto. Nela, a ponta do pé de base fica exatamente atrás do calcanhar do pé da frente, com as coxas bem juntas uma a outra.

6ª posição, ou pés paralelos, existe, mas não como uma posição. São executados em alguns exercícios, de alongamento principalmente. Os dois pés, como o nome diz, devem ficar juntos e paralelos, apontando para a frente.

Braços

Os braços são a moldura da bailarina. São de extrema importância na execução da dança, podendo valorizar ou prejudicar uma coreografia. Quando se diz braços, inclui-se as mãos e os dedos também. Na medida em que o aluno vai aperfeiçoando sua técnica, os braços podem passar das posições preparatórias e demi-seconde, para participar mais ativamente dos movimentos executados, numa coordenação perfeita de pernas, tronco, cabeça e braços.

É sempre importante:

  • Manter os braços quase sempre levemente arredondados, sem tensão.
  • Palma da mãe virada para dentro, dedos unidos e do dedo polegar naturalmente escondido atrás dos outros dedos.
  • Não deixar os cotovelos caírem, a fim de trabalhar a força muscular dos braços apropriadamente.
  • Deixar a mão seguir a linha do braço, para um melhor alongamento.

As  escolas Russa, Italiana, Inglesa e Francesa tem divergências quanto à denominação e aos estilos em algumas posições. No nosso post vamos mostrar o método da Royal Academy of Dancing.

Bras+bas+posições+braços+ballet

Bras bas: os braços devem estar descontraídos, um pouco adiante do corpo e pouco dobrados nos cotovelos, com os dedos continuando a curvatura dos braços para criar um formato oval. Não se esqueça de relaxar os ombros, manter os polegares próximos dos outros dedos e procurar não mostrar as costas das mãos.

primeira+posição+do+braço+ballet

1ª posição: os braços fazem um desenho oval à frente do corpo, sendo que as mãos devem estar curvadas na altura do estômago. Lembre-se de relaxar os ombros, sustentar os cotovelos e virar as palmas da mão para si.

segunda posição do braço ballet

2ª posição: abra bem os braços, porém mantenha-os ligeiramente na frente dos ombros. Eles devem estar relaxados e um pouco curvos, porém não deixe os cotovelos caírem. As mãos devem estar voltadas para frente e os dedos flácidos e flexíveis.

terceira+posição+dos+braços+ballet

3ª posição: é uma fusão da 2ª com a 1ª, ou seja, cada braço fica em uma posição.

Quarta+posição+braços+ballet

4ª posição: esse é uma fusão da 2ª com a 5ª. Enquanto um braço está um pouco recurvado ao lado, o outro está ligeiramente adiante da cabeça, também fazendo uma graciosa curva (veja quinta posição). Lembre-se de sua postura!

quarta cruzada posição braço ballet

4ª posição cruzada: enquanto um braço está na 1ª posição o outro subiu para 5ª.

quinta+posição+do+braço+ballet

5ª posição: os braços devem estar fazendo um desenho oval um pouco adiante da cabeça, emoldurando o seu rosto. Não levante seus ombros, e mantenha as palmas das mãos voltadas para você.

Essas 5 posições de braços e pés são alicerces para todos os outros passos no ballet, dos mais simples ao mais complicados.

Bom pessoal, depois desse post só nos resta ir pra aula treinas as posições dos braços e pernas para dançarmos cada vez melhor.

Partiu?

Beijinhos e até a próxima.

LOGO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s