Sem categoria

Importância do aquecimento na dança

tumblr_inline_mlbx3kwE0r1qz4rgp

Oi amorecos <3!!!

Hoje vamos falar de um assunto essencial quando vamos dançar. O aquecimento antes das aulas e/ou ensaios de dança.

Mas o que é o aquecimento?

Qualquer atividade que aumente a frequência cardíaca, resultando na melhora da oxigenação e do fluxo sanguíneo em toda musculatura. Desta forma, conseguiremos aumentar nosso batimento cardíaco e preparar nosso corpo para a aula, com os alongamentos e exercícios propostos pelo professor de dança.

Nos aquecimentos das aulas de dança de modo geral, procura-se fazer uso de movimentação própria da linguagem a ser utilizada subsequentemente durante a aula. O que determina que um movimento tenha a função de aquecer o músculo é maneira como ele é executado.

tumblr_inline_mlbw2rxksR1qz4rgp

A importância do aquecimento no inicio da aula deve sempre ser salientada, pois eleva a temperatura do corpo e prepara os músculos, o sistema nervoso, tendões, ligamentos e o sistema cardiovascular para os movimentos específicos de dança.

Ao contrario do que se pensa, os alongamentos não preparam o corpo para uma atividade física. Para isso faz-se necessária uma atividade que aumente a frequência cardíaca, o aquecimento. Assim tornam-se menores os riscos de lesões, pois o aquecimento faz com que as tensões musculares diminuam facilitando a atividade corporal. As chances de dano são extremamente reduzidas aumentando-se a elasticidade muscular.

O aquecimento é dividido em duas etapas:

  • O aquecimento geral: que trabalha com exercícios envolvendo um agrupamento maior de músculos, pois o seu objetivo é aumentar a temperatura do corpo fazendo com que a musculatura fique mais elástica, com o intuito de evitar lesões e preparar o sistema circulatório e respiratório para o desempenho da atividade física. O aumento da temperatura faz aumentar também o metabolismo do corpo, facilitando as reações químicas, melhorando a oxigenação no sangue, músculos e cérebro e melhorando o desempenho motor.
  • O aquecimento específico: como o próprio nome diz, serve para trabalhar partes específicas do corpo para atividade física, ou para trabalhar tipos específicos de movimentos, com o mesmo objetivo. Este deve ser realizado após o aquecimento geral e deve conter exercícios de alongamento e relaxamento. As partes do corpo que serão mais trabalhadas na dança devem ser melhor alongadas para que possam ser utilizadas com o máximo de desempenho. O resultado desse aquecimento fica comprometido se antes não for feito um aquecimento geral, o qual irá preparar o corpo como um todo.

Associar os movimentos à música no aquecimento, ajuda a criar uma sensação de ritmo e musicalidade.

1271140227462_hz_myalibaba_web16_1200

As melhorias que o aquecimento traz são:

  • Aumenta a temperatura do corpo
  • Melhora a capacidade cardíaca e respiratória
  • Prepara os músculos e o sistema nervoso para o exercício
  • Alonga os músculos para aumentar o intervalo de movimentos do bailarino
  • Ajuda na organização de alinhamento e posição do corpo corretos
  • Ajuda na compreensão de tempo e ritmo à música
  • Permite exercícios envolvendo um agrupamento maior de músculos

img_00011812

Portanto meus amores, NUNCA se esqueçam de aquecer antes das aulas e principalmente antes dos ensaios para um melhor rendimento e cuidado do nosso corpo.

Espero que tenham gostado.

Beijos e até mais! 🙂

LOGO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s