Sem categoria

Cecília Kerche: A Primeira Bailarina do Teatro Municipal do RJ

Olá amorecos! ❤

Hoje vamos falar de uma bailarina muito importante e conhecida. Um dos nomes mais importantes das últimas décadas do ballet clássico de toda a América Latina. Vamos falar da Primeira Bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro: Cecília Kerche. 🙂

10

Cecília Kerche começou seus estudos de ballet clássico com 8 anos na Escola Municipal de danças de Osasco com sua primeira professora Vera Mayer.
Aos seus 14 anos, ganhou uma bolsa de estudos de Mme. Halina Biernacka. Com quem ela estudou por sete anos. Estudou também com Pedro Kraszcuzuk, seu maestro e marido.
Ingressou no Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, passando a ser principal bailarina dessa cia em 1986.

Ela teve como partners com importantes nomes da dança, como Igor Zelensky (Kirov Ballet), Jorge Veja (Cuba), Maximiliano Guerra (Argentina), Marcelo Misailidis (Brasil), Yuri Kleutsov (Bolshoi), Julio Bocca (American Ballet), entre tantos outros.

Dançando junto ao Ballet do Theatro Municipal um vasto repertório de grandes clássicos, bem como obras criadas para esta companhia. Tem sido convidada a se apresentar nos mais importantes festivais brasileiros e internacionais.

Convidada do English National Ballet, como Sênior Principal, atuou junto a esta Companhia de 1993 a 2000 quando protagonizou Carabosse e A Fada Lilás (papel criado especialmente para ela) na mega produção de “A Bela Adormecida” apresentada no Albert Hall em Londres.

Como bailarina convidada do Ballet Nacional do Chile para a temporada de comemoração dos 40 anos desta companhia, atuou nas produções de: ”La Bayadère”, “O Lago dos Cisnes” e “Giselle”.

Australian Ballet contou com sua presença em “Spartacus”, apresentado nos Teatros de Melbourne e Sidney Opera House.

Artista convidada periodicamente para atuações no Teatro Colón, dançou ainda em todas as companhias oficiais na Argentina, bem como percorrendo todo o país em inúmeras turnês.

Bailarina muito apreciada pelo publico cubano, dançou varias vezes no Festival Internacional de Havana inclusive junto ao Ballet Nacional de Cuba.

4

Cecília estrelou obras assinadas por grandes nomes da dança mundial: Natalia Makarova, Vladmir Vassiliev, Peter Wright, Yelena Pankova, Balanchine, Ronald Hindy, Ben Stevenson, Ivan Nagy, Jean Paul Comelin, Jack Carter, Olga Evreinoff, Brett Rafael, Oscar Araiz, John Cranko, Uwe Schols, Alicia Alonso, Raisa Strushkova e Derek Deane.

A Rússia é um lugar de destaque em sua carreira internacional, convidada para atuar nas versões integrais de grandes clássicos nas companhias de Odessa, Novosibirsky, Tashkent, Ufá.

Em 2005 retorna à Rússia para dançar “O Lago dos Cisnes” em Perm.

Em 2007 recebeu o título de Embaixadora do Rio de Janeiro concedido pela Secretaria de Turismo e UNIVERCIDADE.

Cecília Kerche também possui o título de Embaixatriz da Dança outorgado pelo Conselho Brasileiro da Dança, órgão vinculado à UNESCO, por reconhecimento às suas atuações internacionais.

Ainda em 2007 esteve nos Estados Unidos, apresentou-se na gala de encerramento do YAGP (youth american gran prix) no City Center, como também no Razzel Dazzel gala de ballet em Connecticut, assim como em Ohio.

Apresentou-se como bailarina convidada do Connecticut Ballet na montagem do ballet “A Bela Adormecida” de Tchaikovsky, durante a turnê de outono 2007 desta companhia.

Em de 2008 dançou em Dallas – Texas no Tittas Command Performance of International Ballet.

Junto ao Ballet do Theatro Municipal apresentou-se no Festival de Joinville 2008, na histórica apresentação de “O lago dos Cisnes”. Neste mesmo ano apresentou-se em turnê na Argentina, dançando ainda no Festival de Miami. Retornou ao Connecticut Ballet para ser a protagonista de Romeu & Julieta, coreografia de Brett Raphael, especialmente criada para ela.

16   18

Foi aclamada por Madame Nathalia Makarova como a melhor intérprete de Odette/ Odile em O Lago dos Cisnes.

2010 marca o ano de comemoração de seus 20 anos de carreira internacional, e para marcar esta data lançou seu livro “Cecilia Kerche, Vida e Palco”.
Em 2013 fez parte da seleta banca de jurados do Festival Internacional de Ballet TANZOLIMP em Berlin.
O grande carisma desta artista junto ao público baletomano motivou a criação de uma grife de sapatilhas de ballet com seu nome.

Em várias entrevistas concedidas Cecília Kerche disse que o maior orgulho da sua carreira é ter estudado somente aqui no Brasil, e daqui saí para os palcos de teatros internacionais, onde como bailarina convidada dançou ao lados dos mais importantes bailarinos do mundo em quatro continentes.

19

Mais informações: http://www.ceciliakerche.com/

Espero que tenham gostado. 😛

Beijos e até mais!

LOGO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s