Sem categoria

São Paulo Companhia de Dança

Olá meus amores! ❤

Hoje vamos falar da história da São Paulo Companhia de Dança.

Vamos conferir?

A história da São Paulo Companhia de Dança começa em janeiro de 2008 quando foi criada pelo Governo do Estado de São Paulo. É dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo Companhia de Dança (SPCD)  apresenta espetáculos no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior.

Ao longo desse período, já foi assistida por um público superior a 400 mil pessoas em 11 diferentes países, passando por aproximadamente 60 cidades, em mais de 400 apresentações.

Cena de Gnawa, de Nacho Duato | Crédito: Alceu Bett
Cena de Gnawa, de Nacho Duato | Crédito: Alceu Bett
No centro, Luiza Yuk e Yoshi Suzuki em La Sylphide, de Mario Galizzi | Crédito: Wilian Aguiar
No centro, Luiza Yuk e Yoshi Suzuki em La Sylphide, de Mario Galizzi | Crédito: Wilian Aguiar

A produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal do trabalho da São Paulo Companhia de Dança. Desde a sua criação a Companhia foi vista por mais de 400 mil pessoas em 50 cidades do Estado de São Paulo, 14 cidades do Brasil, e 25 cidades do exterior em 10 países. Produziu 39 coreografias; sendo 22 criações especiais para seus artistas e 17 remontagens de obras de grandes nomes da dança.

Entre suas criações figuram as obras Polígono, do italiano Alessio Silvestrin; Ballo, de Ricardo Scheir; Entreato, de Paulo Caldas; Passanoite, de Daniela Cardim; Os Duplos, de Maurício de Oliveira; Inquieto, de Henrique Rodovalho; Bachiana nº1, de Rodrigo Pederneiras; Pormenores, de Alex Neoral; Mamihlapinatapai, de Jomar Mesquita, com colaboração de Rodrigo de Castro; Azougue, de Rui Moreira; Peekaboo, de Marco Goecke; Utopia ou O Lugar que Não Existe, de Luiz Fernando Bongiovanni; Romeu e Julieta, de Giovanni Di Palma; Vadiando, de Ana Vitória; The Seasons, de Édouard Lock; La Sylphide; Grand Pas de Deux de O Cisne Negro; Le Spectre de La Rose, de Mario Galizzi a partir das obras originais de August Bournonville, Marius Petipa e Michel Fokine, respectivamente; GEN, de Cassi Abranches; Bingo!, de Rafael Gomes; Céu Cinzento, de Clébio Oliveira; e Litoral, de Mauricio Wainrot.

Entre as remontagens figuram as obras Les Noces, de Bronislava Nijinska; Serenade, Tchaikovsky Pas de Deux e Theme and Variations, de George Balanchine; Prélude à l’ après-midi d’un Faune, de Marie Chouinard; Sechs Tänze, Petite Mort e Indigo Rose, de Jirí Kylián; Legend, de John Cranko; Supernova, de Marco Goecke; Ballet 101, de Eric Gauthier; Por Vos Muero e Gnawa, de Nacho Duato; Grand Pas de Deux de O Quebra-Nozes, de Marius Petipa e Lev Ivanov; Grand Pas de Deux de Dom Quixote, de Marius Petipa; In the Middle, Somewhat Elevated e workwithinwork, de William Forsythe.

Bruno Veloso e Aline Campos em Petite Mort, de Jirí Kylián | Crédito: Wilian Aguiar
Bruno Veloso e Aline Campos em Petite Mort, de Jirí Kylián | Crédito: Wilian Aguiar

A dança tem muitas histórias e para revelar um pouco delas, a Companhia criou a série de documentários Figuras da Dança, que traz para você essa arte contada por quem a viveu.  Se quiser conhecer um pouco mais dos bastidores da SPCD tem a série de documentários Canteiro de Obras.

Os Programas Educativos e de Formação de Plateia para a Dança, outra vertente de ação da SPCD, acompanham o movimento da Companhia – a cada cidade por onde se apresentam, buscam encontrar o público em geral e pessoas que apreciam e praticam a arte da dança. Na Palestra Para os Educadores temos a oportunidade de dialogar sobre os bastidores dessa arte com os participantes; as Oficinas de Dança são espaços de aprendizado e troca de informações sobre técnicas de dança; e nos Espetáculos Gratuitos Para Estudantes e Terceira Idade a proposta é de ver, ouvir e perceber o mundo dessa arte.

gen2
Cena de GEN, de Cassi Abranches | Crédito: Wilian Aguiar

A SPCD busca uma conexão com a plateia pela paixão, curiosidade e percepção do mundo da dança em movimento. A Companhia é um lugar de encontro dos mais diversos artistas – como coreógrafos, iluminadores, fotógrafos, professores convidados, remontadores, escritores, artistas plásticos, cartunistas, músicos, figurinistas e outros – para que se possa pensar em um projeto brasileiro de dança.

Grand Pas de Deux de Dom Quixote, de Marius Petipa | Crédito: Wilian Aguiar
Grand Pas de Deux de Dom Quixote, de Marius Petipa | Crédito: Wilian Aguiar

DIREÇÃO
Inês Bogéa

SUPERINTENDÊNCIA
Luca Baldovino | José Galba de Aquino

ENSAIO
Assistente de Coreografia: Giovanni Di Palma
Professores Ensaiadores: Milton Coatti | Alfredo Ligabue
Ensaiadora: Nina Isabel Botkay Courcier
Professora:Daniela Severian
Professora de Dramaturgia: Vivien Buckup
Assistente de Ensaio: Beatriz Hack
Bailarinos: Aline Campos, Ammanda Rosa, Ana Paula Camargo, Ana Roberta Teixeira, Anderson Lima, André Grippi, Andressa Ribeiro, Artemis Bastos, Beatriz Hack, Bruno Veloso, Daniel Reca, Diego de Paula, Gabriela Miranda, Geivison Moreira, Igor Renato, Joca Antunes, Larissa dos Santos, Leony Boni, Letícia Martins, Luca Seixas, Lucas Axel, Lucas Valente, Luciana Davi, Lúcio Kalbusch, Luiza Del Rio, Luiza Yuk, Michelle Molina, Morgana Cappellari, Nielson Souza, Pablo Lozano, Pamela Valim, Raphael Panta, Renata Alencar, Rene Sato, Renée Weinstrof, Roberta Bussoni, Rodolfo Saraiva, Thamiris Prata, Vinícius Vieira, Yoshi Suzuki
Pianista: Rosemary Sandri Pavanelli
Auxiliares de Ensaio: Diego Araújo de Souza | Mariana de Menezes Guedes

PRODUÇÃO
Coordenador: Antonio Magnoler
Coordenador Técnico: Luiz Antônio Dias
Produtor Executivo: Marcio Branco
Assistente de Produção: André Souza
Iluminador: Nicolas Marchi
Técnico de Som: Sérgio Paes
Assistente de Palco: Espedito Peixoto dos Santos
Camareiras: Elizabete Roque

EDUCATIVO E COMUNICAÇÃO
Coordenadora: Marcela Benvegnu
Assistentes de Educativo: Bruno Cezar Alves | Cláudia Trento
Assistente de Comunicação: Celina Cardoso
Diagramadora: Janaina Seolin

Fonte: http://www.spcd.com.br

Espero que tenham gostado. 🙂

Beijos e até a próxima. ❤

LOGO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s