Sem categoria

Consciência espacial na aula de Ballet

Olá meus amores <3!

Hoje vamos falar de uma coisa muito importante no ballet e em todas as modalidades de dança: A consciência espacial e corporal!

Todo mundo sem­pre diz que o nosso espaço acaba quando começa o espaço do outro. Na hora de dançar temos sempre que prestar atenção no desenho da coreografia, nos passos, nos saltos. Principalmente quando a coreografia tem vários bailarinos.

Hoje o foco do post será na consciência espacial na aula de Ballet.

Numa aula de bal­let isso não pode ser dife­rente, afi­nal, é pre­ciso se colo­car respeitando o espaço do colega para que todos con­si­gam apro­vei­tar seu lugar sem atra­pa­lhar nin­guém, seja na barra, no cen­tro ou na diagonal.

Na barra

aulas-de-ballet

Há dois pon­tos impor­tan­tes a serem obser­va­dos durante a exe­cu­ção de com­bi­na­ções na barra:

  • O pri­meiro é ter cer­teza de que você não irá chu­tar nin­guém enquanto faz os exer­cí­cios. Se você tiver muito espaço, isso não será um pro­blema, mas em uma classe lotada é sem­pre uma boa ideia mover seu corpo em dia­go­nal para não acer­tar o seu vizi­nho. Logo, move-se o corpo para fora ao fazer os exer­cí­cios devant e para den­tro ao fazer exer­cí­cios der­rière.
  • O segundo ponto a sali­en­tar tem a ver com o tipo de barra que tem na sala de aula. Se a barra for­ mó­vel, irá per­mi­tir que tenha alu­nos em ambos os lados simul­ta­ne­a­mente, neste caso, deve-se tomar cui­dado onde irá colo­car a sua mão.

 

No cen­tro

150756_10151548396695219_901233039_n

Normalmente fica­mos orga­ni­za­dos em linhas, de frente para o espe­lho. O ideal é que essas linhas sejam inter­ca­la­das, assim todos pode­rão se ver no espe­lho e o pro­fes­sor poderá enxer­gar melhor.

Tente ficar o mais dis­tante pos­sí­vel das pes­soas que estão perto de você, em todas as direções.

Não se esconda! Tente não ficar dire­ta­mente atrás de alguém.

Escolha o seu grupo: Muitas sequên­cias no cen­tro são fei­tas em dois grupos, ou mais, depen­dendo da quan­ti­dade de pes­soas e tama­nho da sala. Se você sabe a sequên­cia, esco­lha o pri­meiro grupo, caso con­trá­rio, assista ao pri­meiro grupo para memo­ri­zar o exer­cí­cio e evi­tar contratempos.

Na dia­go­nal

 

Quando for fazer o exer­cí­cio na dia­go­nal em duplas, ficar um mais pra frente e o outro mais para trás, em vez de lado a lado.

Se você está na frente de um grupo de três ou mais, avan­çar, para não sufo­car aque­les que estão atrás de você.

Nunca pare no meio ou volte, pode ser atropelado!

Se você é novo na sala, pro­cure per­ce­ber se as pes­soas já têm duplas ou gru­pos for­ma­dos para fazer os exer­cí­cios, assim como pre­cisa obser­var se eles sem­pre fazem os exer­cí­cios na mesma ordem, quem é o pri­meiro da fila, o segundo e assim por diante. Procure sempre se enturmar com seus novos colegas, eles vão te ajudar e muito.

Quanto mais aulas vocês fizerem, mais consciência vocês terão e poderão aplicar isso nas danças, festivais, competições, etc.

Bom pessoal, espero que tenham gostado.

Beijos e até a próxima. 🙂

LOGO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s