Ballet de Repertório

Ballet de Repertório – Esmeralda

Olá meus amores! ❤

Hoje daremos continuidade a nossa série “Ballet de Repertório”. Vamos falar do lindo ballet Esmeralda! 😍

Muita gente já assistiu ao maravilhoso solo. Mas sim, existe um repertório inteirinho. Vamos conhecer? 😊

Esmeralda é um ballet em três atos, cinco cenas, inspiradas por Notre Dame de Paris de Victor Hugo , originalmente coreografado por Jules Perrot , com música de Cesare Pugni e design por William Grieve (cenário), D. Sloman (máquinas), Mme. Copere (figurinos).

Ele foi apresentado pela primeira vez pelo Ballet do Teatro de Sua Majestade , de Londres em 09 de março de 1844 com a bailarina Carlotta Grisi como Esmeralda, Jules Perrot como Gringoire, Arthur Saint-Leon como Phoebus, Adelaide Frassi como Fleur de Lys, e Louis Antoine Coulon como Quasimodo.

34ae59bbde31ab44baead186b0e3de51

Primeiro Ato – O pátio dos milagres ao entardecer

Os mendigos encontram-se em uma algazarra geral , sobre a presidência de Clopin, o rei dos mendigos . O poeta Piere de Gringoire é trazido a sua presença . Os outros o revistam , e como só encontram um poema nos seus bolsos , ficam irritados . Clopin condena Gringoire à morte . Dá-lhe , contudo , a opção de se encontrar uma mulher que queira desposá-lo , e será livre . Ninguém se apresenta.
Nesse momento , entra Esmeralda , a cigana . A jovem se compadece da situação do poeta e concorda em casar-se com ele . Segue uma dança para comemorar o consórcio . Frollo se aproxima de Clopin e lhe confessa que ama Esmeralda . O chefe concorda em ceder a cigana . Frollo confessa seu amor a Esmeralda . Ouve-se o toque de recolher .
Frollo chama Quasímodo( o corcunda) para ajudá-lo a pegar Esmeralda . Os dois se atiram sobre a cigana . Nesse momento entra uma guarda com Phoebus à frente . Frollo consegue fugir e Quasímodo é preso .
Esmeralda e Phoebus trocam olhares, e a jovem lhe conta sua vida. Esmeralda intercede pelo corcunda e consegue sua libertação. A cigana foge dos beijos e abraços do capitão, levando consigo uma faixa de Phoebus.

Segundo Ato – 1ª cena – O quarto de Esmeralda

374ca46cb076b3de8b7e9f99286a936a

A cigana entra, com a faixa de Phoebus na mão. Com o olhar perdido, forma o nome do capitão com umas letras na mesa.
Entra Gringoire, julgando que aquele abandono de Esmeralda significa amor por ele. Tenta agarrá-la mais ela se livra, toma um punhal e o ameaça. Esmeralda diz que só o desposou por piedade . Gringoire fica decepcionado.
Pouco depois aparecem Frollo e Quasímodo. Frollo declara seu amor por Esmeralda  mas esta mostra o nome de Phoebus. Esmeralda foge. Frollo sai-lhe ao encalço, mas surge Gringoire. Frollo tenta apunhalá-lo, mas é detido por Quasímodo, que jura vingar-se de Phoebus.

Segunda cena – Jardim da mansão de Gondelaurier

No jardim está sendo preparado o casamento de Fleur de Lys com Phoebus.
Fleur de Lys dança com suas amigas . Entra o noivo, que beija, indiferente, a mão da prometida.
Esmeralda vem dança ,acompanhada por Gringoire. Phoebus demonstra seu sentimento, o que enfurece a noiva, principalmente depois que vê a faixa de Phoebus com a cigana. Fleur de Lys arrebata a faixa de Esmeralda, mas cai ao chão, desmaiada. Enquanto a levam para casa, Gringoire protege a saída de Esmeralda, seguido depois por Phoebus.

Terceiro ato – 1ª cena – Aposento em uma taberna

Entra Clopin, com um archote a mão seguido por Frollo. Clopin indica um esconderijo e Frollo entra ali , com um punhal.
Pouco depois chegam Phoebus e Esmeralda. O capitão pergunta a jovem como ela pode amar dois homens ao mesmo tempo. Esmeralda, tomando uma pluma e soprando-a, diz que seu amor é como uma pluma ao vento.
Ciumento, Frollo salta sobre os dois com um punhal na mão. Phoebus puxa Esmeralda para um quarto. Ouvem-se um tiro e a queda de um corpo. Frollo sai correndo e salta pela janela. Esmeralda cai ao chão desmaiada. Clopin invade o recinto seguido por outras pessoas. Acusa Esmeralda pelo assassinato. A cigana é presa, apesar de seus protestos.

Segunda cena – as margens do rio Sena ; à direita, uma prisão

7a423ffe19c408a79070bdd3189b9050
Esmeralda é levada para o cárcere pelos soldados. Gringore fica horrorizado ao saber que a jovem foi condenada à morte. Entra o cortejo do Rei dos Loucos , com Quasímodo nos ombros dos mendigos e vagabundos . Esmeralda é levada para a execução .
Frollo propõe salvá-la se ela casar-se com ele . Nesse momento surge Phoebus, que declara Esmeralda inocente. Aponta Frollo como autor do atentado contra ele . Esmeralda volta a si e declara seu amor a Phoebus. Frollo fica louco e tenta apunha-lar a jovem. Quasímodo tira-lhe o punhal e mata-o . O bailado termina com todos festejando a libertação de Esmeralda.

Bom é isso pessoal. 🙂

Espero que tenham gostado ❤

 

Beijos e até a próxima.

LOGO

 

Anúncios

5 comentários em “Ballet de Repertório – Esmeralda

  1. Um dos repertórios que eu acho mais lindo é o Esmeralda.
    Todas as vezes que vejo, sinto uma emoção muito grande até choro porque acho lindo!!
    É um sonho que gostaria de realizar e vou conseguir!!

    Curtir

  2. Sou apaixonada nesse ballet, e não é por acaso! A primeira variação que eu assisti na vida e que me fez apaixonar-me pelo mundo do ballet foi La Esmeralda! Um dia ainda a dançarei! Adoro o seu blog! Continue escrevendo sempre! Mil beijos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Nath! Esmeralda é mesmo apaixonante né?! Tenho certeza que você ainda vai dançar esse repertório, pode acreditar. Quando dançar venha aqui nos contar tudo viu! 🙂 Que bom que você gosta do nosso blog. Continue sempre nos acompanhando, escrevemos para vocês. Beijinhos :*

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s