Ballet · Ballet de Repertório

O ballet e seus grandes compositores

Oi oi meus amores! ❤

 

Pensaram que tinhamos sumido? Claaaaaaaaaaaaaaaro que não.

Tiramos uma pequena folguinha de 1 semana, mas já estamos de volta para postar cada vez mais para vocês. 🙂

E hoje viemos aqui falar para vocês de uma coisa que anda junto com nosso amado ballet: SEUS COMPOSITORES! 

newchamberballet-piano

Vamos destacar os melhores compositores e contar um pouquinho das suas obras. Prontos para começar? 🙂

 

Piotr Ilitch Tchaikovsky

Tchaikovsky foi um compositor romântico russo que compôs géneros como sinfonias, concertos, óperas, ballets, para música de câmara e obras para coro para liturgias da Igreja Ortodoxa Russa. Algumas das suas obras encontram-se entre as mais populares do repertório erudito. Este foi o primeiro compositor russo a conquistar fama internacional, tendo sido maestro convidado no final da sua carreira pelos Estados Unidos e Europa.

Tchaikovsky talvez seja mais conhecidos por seus bailados, no entanto foi apenas no fim de sua carreira, com seus dois últimos balés, que seus contemporâneos passaram a apreciar suas qualidades como autor desse gênero. Abaixo os principais balés que ele compôs:

  • O Lago dos Cisnes (1875–1876): Op. 20. O primeiro ballet de Tchaikovsky foi encenado pela primeira vez (com algumas omissões) no Teatro Bolshoi em Moscou em 1877.
  • A Bela Adormecida (1888–1889): Op. 66. Considerado um de seus melhores trabalhos. Encenado pela primeira vez em 1890 no Teatro Mariinsky em São Petersburgo.
  • O Quebra Nozes (1891–1892): Op. 71. Tchaikovsky não ficou muito satisfeito com esta obra, seu último ballet.

 

Ludwig Aloisius Minkus

Minkus é um compositor austríaco de clássicos de ballet , um violinista virtuoso e professor de violino. Ele é conhecido como um “Compositor de balés da Teatros Imperial de São Petersburgo”, para a qual escreveu obras originais e tempos para o mestre de balé Marius Petipa e Arthur saint-Léon. Seus trabalhos mais famosos são:

  • The Source (com Léo Delibes , 1866).
  • Don Quixote (1869).
  • La Bayadère (1877).

Ele também escreveu passagens destina-se a ser inserido no ballet existente. Entre eles, o Grande Pas Classique, o Pas de Trois e as crianças Mazurka , escrito para a aquisição de Petipa em 1881, o balé Paquita.

Hoje, o ballet de Minkus é um dos mais conhecidos e é interpretada por todas as companhias de ballet. Também faz parte do repertório de ballet clássico tradicional.

 

Léo Delibes

Clément Philibert Léo Delibes nasceu em Saint-Germain-du-Val, agora parte da França. Seu pai era carteiro, sua mãe uma talentosa música amadora e seu avô um cantor de ópera. Foi criado principalmente por sua mãe e seu tio após a morte precoce de seu pai. Em 1871, com 35 anos de idade, o compositor casou-se com Léontine Estelle Denain. Delibes morreu 20 anos depois, em 1891, e foi enterrado no Cemitério de Montmartre, Paris.

Foi um compositor francês do século XIX que compôs várias obras musicais, entre elas, a ópera Lakmé, cuja ária mais conhecida é o Dueto das Flores. Os principais ballés que compôs foram:

  • La Source (1866).
  • Coppélia (1870).
  • Sylvia ou la Nymphe de Diane (1876).

 

Adolphe Adam

Adolphe Charles Adam foi um compositor e músico francês. Um compositor prolífico de óperas e balés, algumas de suas óperas foram Le postillon de Lonjumeau (1836 ), Le toréador (1849) e sua canção de Minuit Natal, chrétiens (1844 ), mais tarde definida para diferentes letras em inglês e amplamente cantado como ” O Holy Night” ( 1847).

Adam era um professor notável, que ensinou Delibes e muitos outros compositores influentes. Seus ballés mais conhecidos são:

  • La fille du Danube (1836).
  • Giselle ( 1841).
  • Le Corsaire ( 1856, seu último trabalho ).

 

Serguei Prokofiev

Serguei Sergueievitch Prokofiev foi um compositor russo mais celebrados do século XX. Precoce, mostrou-se talentoso no piano e na composição. Prokofiev nasceu no Império Russo, viajou o mundo em turnês, e voltou à terra local, agora União Soviética. Em seus últimos anos, enfrentou dificuldades financeiras e de saúde. Junto com Shostakovitch, foi uma das figuras mais importantes da música soviética.

Ele é mais conhecido por suas obras de ballet abaixo:

  • Chout (O Bufão) (1921).
  • Les Pas d’Acier (1927).
  • O Filho Prodígio (1929).
  • Romeu e Julieta (1936).
  • Cinderela (1945).
  • A Flor de Pedra (1954).

2009-02-18_1234972308

 

Esses foram os principais compositores dos nossos mais conhecidos balés de repertório.

Mais pra frente vamos falar dos compositores atuais que também estão fazendo sucesso.

 

Espero que tenham gostado. ❤

Beijos e até a próxima.

LOGO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s