Ballet · Lições da Dança

Lições da Dança – Pas de Quatre

Oi oi meus amores ❤

Hoje vamos dar sequência ao nosso quadro Lições da Dança explicando pra vocês um pouquinho sobre o Pas de Quatre.

Vamos conferir? 🙂

pas de quatre 3

 

Pas de Quatre é um termo francês que na tradução literal significa passo para quatro. Refere-se a uma dança de ballet com quatro pessoas.

Pas de Quatres aparecem em muitos ballets, entre diferentes combinações de bailarinos do sexo feminino e masculino.

Os Pas de Quatres mais conhecidos no repertório de ballet são os seguintes:

  • 1845 – Pas de Quatre, coreografia de Jules Perrot, música de Cesare Pugni. Ele foi realizado por Lucile Grahn, Carlotta Grisi, Fanny Cerrito, e Marie Taglioni, quatro bailarinas célebres da época.

pas de quatre 1

  • 1895 – Swan Lake, ato 2, coreografia de Lev Ivanov, com música de Pyotr Ilyich Tchaikovsky. Dança dos Pequenos Cisnes. Com as mãos reticulados, as quatra bailarinas, geralmente demi-solista do corpo de ballet, executam um preciso e deslumbrante trabalho com os pés.
  • 1898 – Raymonda, coreografia de Marius Petipa, música de Alexander Glazunov. Variação feita por quatro bailarinos, um tradicional clássico Húngaro. Um quarteto efervescente, foi realizada pela primeira vez por Sergei Legat, Georgi Kyasht, Nikolai Legat e Alexander Gorsky.
  • 1936 – Jardin aux Lilas, coreografia de Antony Tudor, com música de Ernest Chausson. Tecnicamente não é um puro pas de quatre, já que os quatro personagens são acompanhados por um corpo de baile.
  • 1949 – O Moor Pavane, coreografia de José Limón, com música de Henry Purcell. Baseado em Otelo de Shakespeare. O elenco original consistia de Limon (The Moor), Betty Jones (Desdemona), Lucas Hoving (Iago) e Pauline Koner (Emilia).
  • 1957 – Agon, coreografia de George Balanchine, com música de Igor Stravinsky. Parte I consiste em um Pas de quatre por quatro homens, um Double pas de quatre por oito mulheres e um triplo pas de quatre por oito mulheres e quatro homens.
  • 1975 – As Quatro Estações, coreografia de Kenneth MacMillan, com música de Giuseppe Verdi. Definido como “Primavera” do ballet “As quatro estações” no 3° ato da ópera de Verdi I Vespri Siciliani.

Abaixo temos um dos mais famosos Pas de Quatre, do Lago do Cisnes, para vocês apreciarem 🙂

 

Espero que tenham gostado amores.

Beijinhos e até a próxima ❤

LOGO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s