Ballet · Ballet de Repertório

William Shakespeare e o Ballet Clássico

Oi oi meus amores ❤

Hoje vamos falar do poeta e dramaturgo William Shakespeare, muito conhecido entre nós,  e de sua contribuição para a dança.

Vamos conferir? 🙂

Um pouco de sua história

william-shakespeare

William Shakespeare (23 de abril de 1564 — 23 de abril de 1616) é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até os dias de hoje, onde são retratadas frequentemente pelo teatro, televisão, cinema, literatura e dança.

Shakespeare nasceu e foi criado em Stratford-upon-Avon. Aos 18 anos, segundo alguns estudiosos, casou-se com Anne Hathaway, que lhe concedeu três filhos: Susanna, e os gêmeos Hamnet e Judith. Entre 1585 e 1592 William começou uma carreira bem-sucedida em Londres como ator, escritor e um dos proprietários da companhia de teatro chamada Lord Chamberlain’s Men, mais tarde conhecida como King’s Men. Acredita-se que ele tenha retornado a Stratford em torno de 1613, morrendo três anos depois.

Shakespeare produziu a maior parte de sua obra entre 1590 e 1613. Suas primeiras peças eram principalmente comédias e obras baseadas em eventos e personagens históricos, gêneros que ele levou ao ápice da sofisticação e do talento artístico ao fim do século XVI. A partir de então escreveu apenas tragédias até por volta de 1608, incluindo Hamlet, Rei Lear e Macbeth, consideradas algumas das obras mais importantes na língua inglesa. Na sua última fase, escreveu um conjuntos de peças classificadas como tragicomédias ou romances, e colaborou com outros dramaturgos. Diversas de suas peças foram publicadas, em edições com variados graus de qualidade e precisão, durante sua vida. Em 1623, John Heminges and Henry Condell, dois atores e antigos amigos de Shakespeare, publicaram o chamado First Folio, uma coletânea de suas obras dramáticas que incluía todas as peças (com a exceção de duas) reconhecidas atualmente como sendo de sua autoria.

Escreveu ao todo 38 peças, 154 sonetos e uma variedade de outros poemas. Suas peças destacam-se pela grandeza poética da linguagem, pela profundidade filosófica e pela complexa caracterização dos personagens. É considerado unanimemente um dos mais importantes autores de todos os tempos.

Principais obras:

  • Comédias: O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por coisa nenhuma, Noite de reis, Medida por medida, Conto do Inverno, Cimbelino, Megera Domada e A Tempestade.
  • Tragédias: Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear, Otelo e Hamlet.
  • Dramas Históricos: Henrique IV, Ricardo III, Henrique V, Henrique VIII.

Shakespeare e a dança

Através das mãos de compositores algumas peças e textos dramáticos de Shakespeare transformaram-se em emocionantes balés clássicos. Abaixo temos alguns balés que foram baseados em suas obras:

  • Sonho de uma Noite de Verão

william-shakespeare-sonho-de-uma-noite-de-verao

  • The Dream – Ballet de um ato adaptado de um Sonho de uma Noite de Verão  com coreografia de Frederick Ashton e música de Mendelssohn. Organizado por John Lanchbery. Estreado pelo Royal Ballet no Royal Opera House em 2 de Abril de 1964.

 

  • Otelo

william-shakespeare-othelo

  • The Moor’s Pavane – Ballet de 20 minutos baseado na tragédia Othelo. Foi coreografado por José Limón e organizado por Simon Sadoff. A obra estreou no Festival de Dança de Connecticut American College em 1949. American Ballet Theatre foi a primeira empresa fora da empresa de Limon para incluir o trabalho em seu repertório.

rj-shklyarov-obraztsova-2

  • Conto de Inverno

william-shakespeare-conto-de-inverno

 

Fonte: Sua PesquisaWikipedia

 

Espero que tenham gostado meus amores.

Beijos e até a próxima ❤

Assinatura E-mail

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s